NOTÍCIAS

14-AGO-2019

Acaraú comemorou seus 170 Anos de Emancipação Política

#Cultura POR NETO ANDRADE 14 DE AGOSTO DE 2019
Acaraú comemorou 170 anos de emancipação política no último dia 31 de julho. Por esta data tão importante, o prefeito Alexandre Gomes promoveu uma programação especial para celebrar com todos os acarauenses. Os eventos foram realizados entre os dias 25 e 31 de julho.Em ações conjuntas das secretarias municipais, foram realizadas diversas atividades. A Secretaria de Saúde realizou Ação de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti e atividade alusiva a campanha "Julho Amarelo" com Ações de Sensibilização e Combate as Hepatites Virais. Na sede e nos distritos, jovens participaram de atividades esportivas, como futebol e futsal masculino e feminino, voleibol, atletismo, corrida de jumento, ciclismo, apresentação de manobras radicais, trilha, downwind, apresentação de vôo de asa delta, circuito de basquete e xadrez, com destaque para a 3ª Edição do Downwind e a 9ª Edição da Trilha do Camaleão, que receberam atletas de diversas cidades.

A Praça do Centenário foi palco para a 7ª edição do casamento comunitário que uniu 55 casais dos cartórios de Acaraú e Aranaú, com todos os atos de registro civil gratuitos. Assim como nos anos anteriores, a cerimônia foi realizada com uma bela estrutura na Praça do Centenário acompanhada pela Banda de Música Mestre Milton Gomes. Os noivos falaram o sim um para o outro, trocaram alianças e receberam uma foto lembrança. A 1ª Dama, Manuela Costa, desejou aos noivos uma linda caminhada de muito amor e alegrias.

O Município realizou ainda a Feira da Agricultura Familiar, quando produtores expuseram e comercializaram os produtos agrícolas oriundos da agricultura familiar da zona rural de Acaraú. Entre os itens comercializados estavam: legumes, verduras, frutas e hortaliças. Durante a feira também foram vendidos doces, bolos e artesanato. O prefeito Alexandre Gomes destacou que a iniciativa busca valorizar os agricultores que produzem alimentos saudáveis e de grande qualidade, contribuindo com a geração de renda para muitas famílias da zona rural e fomentando a economia local.

A Praça do Centenário recebeu ainda um show de talentos com tema contra o trabalho infantil, tendo como público alvo jovens dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. As apresentações tiveram início com o grupo Contando e Encantando, que apresentaram o musical "Bita e as Crianças". Após se apresentaram no palco o grupo de dança "CIA DANCE". Em seguida jurados acompanharam apresentações realizadas por jovens dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, se saindo vencedor o núcleo de Assistência Social de Juritianha, que apresentou a paródia "Criança não pode trabalhar". O prêmio foi entregue pela 1ª Dama do município, Manuela Costa. Encerrando as atividades houve ainda apresentações dos jovens do Núcleo de Orientação Cultural e Artístico de Acaraú - NOCA.

O ponto alto das comemorações iniciou com o concurso para a Miss e o Mister Acaraú 2019, 10 candidatos, sendo 05 a miss e 05 a mister, esbanjaram elegância, carisma e simpatia. Luciana Katia, foi eleita Miss Acaraú 2019. Entre os homens, Sávio Vasconcelos foi eleito Mister Acaraú 2019. A Miss e o Mister Acaraú receberam as premiações das mãos do prefeito Alexandre Gomes, do vice-prefeito Colombo e da Secretária de Turismo e Cultura, Márcia Andrade, que também premiaram a Miss e o Mister Web, Janaina Ramos e Vinicius Fonteles, respectivamente, eleitos através de voto popular. Houve ainda apresentação dos grupos de dança "Evan" e "No Angels", formados por jovens acarauenses.

Em seguida, uma multidão lotou a Praça do Centenário para acompanhar o axé das antigas de Bell Marques e o xote de Michele Andrade, além das batidas do Messon DJ e o repente de Luizinho de Irauçuba, que cantou os parabéns para a cidade. "Que alegria enorme está aqui com vocês, daqui pra frente vamos fazer essa comemoração dos 170 anos de emancipação de Acaraú. Obrigado pelo carinho, e vamos começar porque está festa é de vocês.", disse bell Marques ao começar o show. A partir daí o público não ficou parado. A secretária de Turismo e Cultura, Márcia Andrade, destacou que é uma data muito marcante e que "Acaraú tem muita história, é uma terra boa, hospitaleira, que acolhe a todos, é uma terra próspera. Desejamos tudo de bom para o nosso Acaraú e para aqueles que moram aqui também."

Já o prefeito Alexandre Gomes destacou que "este ano, promovemos uma festa digna de nossa cidade. 170 anos de existência é uma data que merece tamanha celebração. Acaraú, é uma cidade de referência da nossa região, e muitas cidades vizinhas, se originaram de Acaraú. Além disso, temos uma gestão equilibrada, o que nos permite tamanhos investimentos. Os hotéis estão cheios, os bares e restaurantes também. Com a cidade em movimento, todo mundo ganha, o comércio, o ambulante, e o setor hoteleiro."

No dia 31 de julho, aniversário da cidade, a banda de música Mestre Milton Gomes realizou alvorada festiva, bem como foi celebrada missa em Ação de Graças na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Encerrando a programação festiva, foi realizado um show evangélico com muito louvor, que marcou ainda a Gravação do DVD Decreto de Deus, da dupla acarauense Wanderson & Marda. Foram 5 dias de atividades esportivas e culturais, shows religiosos, shows musicais e muitas emoções que marcaram as comemorações dos 170 anos de história de Acaraú.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 9 dia(s)

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS(AS) DO PROGRAMA VALE GÁS SOCIAL CEARÁ! FIQUEM ATENTOS A DATA DAS ENTREGAS.

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS(AS) DO PROGRAMA VALE GÁS SOCIAL CEARÁ! FIQUEM ATENTOS A DATA DAS E [...]

#Empreendedorismo Há 9 dia(s)

CURSO DE ARRANJOS FLORAIS ARTIFICIAIS EM E.V.A GRATUITO E COM O MATERIAL

CURSO DE ARRANJOS FLORAIS ARTIFICIAIS EM E.V.A GRATUITO COM O MATERIAL GRATUITO, TUDO QU [...]

#AssistênciaSocial Há 36 dia(s)

NO MÊS DE MARÇO NOVOS BENEFICIÁRIOS SÃO CONTEMLADOS NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM ACARAÚ

A Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa [...]

#MeioAmbiente Há 55 dia(s)

SEMMA ACARAÚ APRESENTA O ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DA MICRORREGIÃO DA BARRINHA DE BAIXO

A prefeitura municipal de Acaraú, na administração da Prefeita Ana Flavia Monteiro, por [...]

#Tributo Há 57 dia(s)

ATENÇÃO!! LEMBRETE SOBRE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO 2024

LEMBRETE SOBRE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO 2024 O Governo Municipal de Acaraú, através d [...]

#AssistênciaSocial Há 73 dia(s)

EM ACARAÚ, NOVAS FAMÍLIAS SÃO BENEFICIADAS COM O CARTÃO DO PROGRAMA CEARÁ SEM FOME

A Prefeitura Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, com o apo [...]

#Mobilidade Há 102 dia(s)

INÍCIO DO CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DE ALUNOS NOVATOS E VETERANOS PARA O ANO LETIVO DE 2024

A Prefeitura Municipal de Acaraú, através da Secretaria Municipal de Educação, informa q [...]

#Mobilidade Há 102 dia(s)

INÍCIO DO CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DE ALUNOS NOVATOS E VETERANOS PARA O ANO LETIVO DE 2024

A Prefeitura Municipal de Acaraú, através da Secretaria Municipal de Educação, informa q [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito