CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 10/04/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS(AS) DO PROGRAMA VALE GÁS SOCIAL CEARÁ! FIQUEM ATENTOS A DATA DAS ENTREGAS.

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS(AS) DO PROGRAMA VALE GÁS SOCIAL CEARÁ! FIQUEM ATENTOS A DATA DAS ENTREGAS.

A Prefeitura Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, informa a nova lista dos beneficiários do vale gás social Ceará, que receberâo os ticketes no mês abril.

A lista com os nomes dos beneficiários que ainda não receberam o benefício está disponível no link abaixo desta notícia na página oficial da Prefeitura Municipal de Acaraú.

A entrega será realizada no Ginásio Poliesportivo Joâo Jaime Ferreira Gomes, localizado ao lado do Estádio Major Bião, na Avenida José Giffone, no dia horário:

18/04 - 8h às 16hs

Para retirada è necessário levar RG, CPF, NIS e comprovante de residência. Somente o titular pode fazer a retirada, salvo comprovação de impossibilidade formal.

O foco é cuidar de quem mais precisa com responsabilidade e compromisso.

Governo Municipal de Acaraú

Juntos trabalhando pela Renovação!

Secretaria Municipal de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 14/03/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MÊS DE MARÇO NOVOS BENEFICIÁRIOS SÃO CONTEMLADOS NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM ACARAÚ

A Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa a Lista dos novos beneficiários do Programa Bolsa Família, já disponível em nossas páginas oficiais.

Quem foi contemplado deve comparecer na agência da Caixa Econômica Federal, de acordo com o calendaário do nuúmero do NIS, portando xerox e originais do CPF, RG e comprovante de resideência, OU baixar o aplicativo "Caixa tem" para consultar saldo, realizar pagamentos de boletos, contas de água, luz ou realizar pagamentos com Pix ou com cartão de débito virtual. O "Caixa Tem" também permite o pagamento de compras pela maquininha nos estabelecimentos, fazendo com que o beneficiário não precise se dirigir até a agência bancária.

O Bolsa Família foi criado em substituic¸aão ao Auxílio Brasil e visa a assisteência financeira de mais de 21 milhões de famiílias de baixa renda.

Todos que recebiam o Auxilio Brasil foram automaticamente migrados para o novo programa.

É importante lembrar que a inscric¸ão no Cadastro único não resulta na imediata concessão de beneficiários do Bolsa Família.

Canais de atendimento

Os beneficiários do Bolsa Família podem utilizar dois canais de atendimento em caso de dúvidas, sendo eles:

Telefone do Ministério da Cidadania, número 121;

Canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, número 111.

Pelo aplicativo Bolsa Família, disponível para celulares Android e iOS.

Link da Lista abaixo aqui no site oficial da Prefeitura Municipal de Acaraú

O foco é cuidar de quem mais precisa com responsabilidade e compromisso.

Governo Municipal de Acaraú

Juntos trabalhando pela renovac¸ão!

#AssistênciaSocial 06/02/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ACARAÚ, NOVAS FAMÍLIAS SÃO BENEFICIADAS COM O CARTÃO DO PROGRAMA CEARÁ SEM FOME

A Prefeitura Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Prefeita, realizará no dia (16/02) sexta-feira, a partir das 8 horas, no Ginásio Poliesportivo de Acaraú, a entrega dos Cartões do Programa Ceará Sem Fome para os novos beneficiários. O referido programa possibilitará um auxílio financeiro no valor de 300,00 (trezentos reais) mensais às famílias em situação de vulnerabilidade social, selecionadas a partir de informações incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais, com atualização dos últimos 24 meses, com o objetivo de levar comida saudável a mesa dos Cearenses em situação de Extrema Pobreza. Em Acaraú, foram contemplados mais 426 novos beneficiários! Confira a lista no link descrito abaixo aqui no site da Prefeitura Municipal de Acaraú

Para retirada do Cartão é necessário levar RG, CPF, NIS e Comprovante de residência. Somente o titular poderá fazer a retirada, salvo comprovação de impossibilidade formal.

O Município de Acaraú agradece ao Governo do Ceará , em nome do Governador Elmano de Freitas e de sua esposa, Coordenadora do programa e primeira dama do Ceará Lia Freitas , bem como da secretária da SPSCE Onélia Leite Santana , pelo zelo e cuidado aos municípios do Estado do Ceará em situação de extrema pobreza.

O foco é cuidar de quem mais precisa com responsabilidade e compromisso.

Governo Municipal de Acaraú,

Juntos trabalhando pela Renovação

Secretaria Municipal de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 14/12/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVA LISTA VALE GÁS SOCIAL ACARAÚ DISPONÍVEL, DEZEMBRO DE 2023

A Secretaria de Assistência Social, com o apoio da prefeita Ana Flávia Monteiro, através do Governo do Ceará , foi contemplado com 2.221 famílias para o Programa Vale Gás Social, referente ao 3º lote de 2023. Confiram a lista oficial com os nomes dos beneficiários acessando o link oficial abaixo aqui no site da Prefeitura Municipal de Acaraú.

O foco é cuidar de quem mais precisa com responsabilidade e compromisso.

Governo Municipal de Acaraú

Juntos trabalhando pela renovação!

Secretaria de Assistência Social

Prefeita Ana Flávia Monteiro

#AssistênciaSocial 30/10/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL PARA FORMAÇÃO DO CONSELHO DA PESSOA IDOSA (CMDI)

A Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da prefeita Ana Flávia Monteiro, torna público o Edital que trata da divulgação com critérios e prazos para a inscrição de representantes das organizações da sociedade civil para fazer parte do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência(CMDPD) do Município de Acaraú - CE, para o biênio de 2023-2025.

O foco é cuidar de quem mais precisa com responsabilidade e compromisso.

Governo Municipal de Acaraú juntos trabalhando pela renovação.

Secretaria Municipal de Assistência Social.

Prefeita Ana Flávia Monteiro.

#AssistênciaSocial 16/10/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LISTA DE CONTEMPLADOS NO BOLSA FAMÍLIA - OUTUBRO 2023

A Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Prefeita Ana Flávia Monteiro, informa a Lista dos novos beneficiários do Programa Bolsa Família, já disponível em nossas páginas oficiais.

Quem foi contemplado deve comparecer na agência da Caixa Econômica Federal, de acordo com o calenda´rio do nu´mero do NIS, portando xerox e originais do CPF, RG e comprovante de residência, OU baixar o aplicativo "Caixa tem" para consultar saldo, realizar pagamentos de boletos, contas de água, luz ou realizar pagamentos com Pix ou com cartão de débito virtual. O "Caixa Tem" também permite o pagamento de compras pela maquininha nos estabelecimentos, fazendo com que o beneficiário não precise se dirigir até a agência bancária.

O Bolsa Família foi criado em substituição ao Auxílio Brasil e visa a assistência financeira de mais de 21 milhões de fami´lias de baixa renda.

Todos que recebiam o Auxilio Brasil foram automaticamente migrados para o novo programa.

E´ importante lembrar que a inscric¸a~o no Cadastro u´nico na~o resulta na imediata concessão de beneficiários do Bolsa Família.

Canais de atendimento

Os beneficia´rios do Bolsa Família podem utilizar dois canais de atendimento em caso de du´vidas, sendo eles:

Telefone do Ministe´rio da Cidadania, número 121;

Canal de atendimento da Caixa Econo^mica Federal, número 111.

Pelo aplicativo Bolsa Família, disponi´vel para celulares Android e iOS.

Link da Lista na bio do Instagram e no site oficial da Prefeitura Municipal de Acarau´.

O foco e´ cuidar de quem mais precisa com responsabilidade e compromisso.

Governo Municipal de Acarau´

Juntos trabalhando pela renovac¸a~o!

#AssistênciaSocial 09/10/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL PARA ENTREGA A LISTA DE IDENTIDADE (RG) DE SETEMBRO

A Secretaria de Assistência Social, com apoio da Prefeita Ana Flávia Monteiro, informa a lista de Rgs disponíveis para retirada de segunda a quinta (das 8h às 12h e das 14h às 17h) e na sexta (das 8h as 12h) na Sede da Secretaria de Assistência Social.

Lista disponível no linktree do Instagram e no site oficial da Prefeitura Municipal de Acaraú.

O foco é cuidar de quem mais precisa com responsabilidade e compromisso

Governo Municipal de Acaraú

Juntos trabalhando pela renovação

Secretaria de Assistência Social

Prefeita Ana Flávia Monteiro

#AssistênciaSocial 02/10/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RESULTADO OFICIAL DAS ELEIÇÕES PARA CONSELHO TUTELAR DE ACARAÚ

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acaraú-Ce, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o art. 139 da Lei Federal nº 8.069 (ECA) e Lei Municipal de Nº 1962/2023, vem por meio deste tornar público o resultado da eleição dos membros do Conselho Tutelar do Município de Acaraú, realizada no dia 1º de outubro de 2023, sendo eleitos os 05 candidatos mais votados, do total de 8624 votantes, destes 81 nulos e 01 voto em branco.

No link em anexo abaixo você ver o edital oficial.

#AssistênciaSocial 11/05/2023 SECRETARIA DE AGRONEGÓCIOS, PESCA, IRRIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO CONSELHO TUTELAR DE ACARAÚ LISTA DOS INSCRITOS

A Comissão Especial do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar, torna pública a lista dos inscritos ao Cargo de Conselheiro Tutelar e Informa sobre a etapa de Impugnação de Candidatura, conforme estabelecido em edital Nº 01/2023 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acaraú.

Publicada a lista dos inscritos, qualquer cidadão qualquer cidadão poderá impugnar a candidatura, mediante prova da alegação, no período de 3 (três dias), de 10/05/2023 a 12/05/2023 , de 08h às 12h na Sede da secretaria de Assistência Social, sala dos Conselhos, situada a Rua Coronel Sales Nº 566, admitindo-se o envio de impugnações para o respectivo meio eletrônico : cmdca_acarau@hotmail.com.

#AssistênciaSocial 06/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CAMINHÃO DO CIDADÃO ESTARÁ EM ACARAÚ

A Prefeitura Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado, com apoio da Prefeita Ana Flávia Monteiro e do Governador Elmano Freitas estarão trazendo o caminhão do cidadão nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, a partir das 8 horas na Praça São Sebastião, vizinho ao Banco do Brasil, no Centro de Acaraú, ofertando diversos serviços de identificação.

Confira abaixo os serviços que serão ofertados:

EMISSÃO DE RG 1ª E 2ª VIA

EMISSÃO DE CPF 1ª VIA

EMISSÃO DE ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

CONSULTA DA DECLARAÇÃO DO INSS

Como será feita a entrega dos documentos:

RG 45 DIAS ÚTEIS

CPF (NA HORA)

ANTECEDENTES CRIMINAIS (NA HORA)

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL (NA HORA)

CONSULTA DE DECLARAÇÃO DO INSS (NA HORA)

Obs: Para emissão da 2ª via do RG: é necessário que o cidadão pague o boleto com a taxa de R$ 65,91 em até 24h antes do atendimento e apresente o comprovante de pagamento.

O boleto pode ser retirado através do link descrito abaixo.

Secretaria de Assistência Social

Governo Municipal de Acarau, juntos trabalhando pela renovação!

Prefeita Ana Flávia Monteiro

#AssistênciaSocial 19/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ÚLTIMA CHAMADA - LISTA DOS BENEFICIÁRIOS VALE GÁS SOCIAL- ACARAÚ

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA VALE GÁS SOCIAL DE ACARAÚ, QUE AINDA NÃO FIZERAM A RETIRADA DO VOUCHER NO DIA E HORÁRIO PREVIAMENTE INFORMADO.

Comparecer até o dia 23 de dezembro na Sede da Secretaria de Assistência Social, portando: RG, CPF, NIS E COMPROVANTE DE ENDEREÇO para que possam receber o benefício.

Acesse a lista completa clicando no link baixo desta notícia.

O foco é cuidar de quem mais precisa com responsabilidade e compromisso.

Governo Municipal de Acaraú, juntos trabalhando pela renovação.

Secretaria de Assistência Social.

Prefeita Ana Flávia Monteiro

#AssistênciaSocial 09/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA LISTA COM OS NOVOS BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO BRASIL EM DEZEMBRO DE 2022

A Secretaria de Assistência Social de Acaraú, informa que já se encontra publicado para consulta no LINK ABAIXO desta postagem, a LISTA COMPLETA com o nome dos NOVOS BENEFICIÁRIOS do AUXÍLIO BRASIL para o mês de DEZEMBRO de 2022. Acesse o link abaixo e confira se você foi comtemplado.

Secretaria de Assistência Social de Acaraú,

Governo Municipal de Acaraú, juntos trabalhando pela renovação!

Prefeita Ana Flávia Monteiro

#AssistênciaSocial 16/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA LISTA COM OS NOVOS BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO BRASIL PARA NOVEMBRO 2022

A Secretaria de Assistência Social de Acaraú, informa que já se encontra publicado para consulta no LINK ABAIXO desta postagem, a LISTA COMPLETA com o nome dos NOVOS BENEFICIÁRIOS do AUXÍLIO BRASIL no mês de novembro de 2022. Acesse o link abaixo e confira se você foi comtemplado.

Secretaria de Assistência Social de Acaraú,

Governo Municipal de Acaraú, juntos trabalhando pela renovação!

Prefeita Ana Flávia Monteiro

#AssistênciaSocial 13/09/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO

A Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Prefeitura Municipal de Acaraú, dará início às atividades do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - Acessuas Trabalho, no Distrito de Aranaú.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para qualificação e acesso a oportunidades de trabalho e emprego.

O Programa Acessuas Trabalho tem como principal objetivo buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio de oficinas socioeducativas; desenvolvimento de plano individual, com vistas a identificar as oportunidades de qualificação, trabalho e emprego; bem como o acompanhamento de percurso dos usuários.

Os interessados em participar podem realizar o pré-cadastro no link disponível abaixo desta notícia ou comparecer ao Centro de Convivência Social de Aranaú. O pré-cadastro ficará disponível de 12/09 a 16/09.

#AssistênciaSocial 01/04/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE ACARAÚ ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE COZINHEIRO

A Prefeitura Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Prefeita Ana Flávia, em parceria com o Governo do Estado, abre inscrições para mais um curso do "Programa Criando Oportunidades". Dessa vez será ofertado de forma PRESENCIAL, o curso será de COZINHEIRO(A). Uma grande oportunidade de inclusão social e profissional para nossos munípices, ingressarem no mercado de trabalho de forma autônoma e independente. As incrições iniciam hoje (01/04) até o dia (05/04), com vagas limitadas, por ordem de inscrição, através do LINKTREE disponível (na Bio do Instagram) ou no link abaixo do texto. Não percam essa oportunidade!

O foco é cuidar de quem mais precisa com responsabilidade e compromisso.

Governo Municipal de Acaraú

Prefeita Ana Flávia Monteiro

#AssistênciaSocial 01/06/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SEGUNDA CHAMADA PARA ENTREGA DO 1º E 2º LOTE DO VALE GÁS SOCIAL

A Prefeitura Municipal de Acaraú por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social informa que, os vouches do Programa Vale gás social, dos beneficiários(as) de Acaraú, que não foram receber no dia previamente agendado, já estão disponíveis nos CRAS de referência até o dia 25 de junho para retirada.

NÃO ESQUEÇAM DE LEVAR: RG, CPF, NIS e comprovante de residência. Apenas os beneficiários(as) poderão fazer a retirada, exceto, por motivo de doença ou morte, desde que comprove através de atestado ou declaração.

#AssistênciaSocial 07/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL O Governo do Ceará divulgou a lista com as famílias beneficiadas pelo programa Vale Gás Social

A previsão de entrega por parte do município se dará nas próximas semanas nos territórios do município, visando não gerar qualquer tipo de aglomeração, a estratégia será de ir até as comunidades e bairros do município para a entrega nas escolas municipais dos vouchers do vale gás social as famílias beneficiadas.

A Secretaria de Assistência Social, vai emitir um novo informativo com as orientações necessárias para os beneficiários do programa do governo do estado.

ENTENDA O AUXÍLIO:?

O auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade social foi sancionado pelo governador Camilo Santana, em mais uma ação para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus.

Veja se sua família foi beneficiada por meio do link:

#AssistênciaSocial 05/03/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 3º TERMO ADITIVO REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N° 0001/2021 PARA CONTRATAÇÃO DE ORIENTADORES E VISITADORES

3º TERMO ADITIVO REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N° 0001/2021 PARA CONTRATAÇÃO DE ORIENTADORES E VISITADORES SOCIAIS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, PUBLICADO NO SITE OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARAÚ.

#AssistênciaSocial 18/12/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeito Alexandre Gomes inaugura Núcleo de Assistência Social de Perseguida

O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na noite desta segunda-feira, 16, a inauguração do Núcleo de Assistência Social (NAS) da comunidade de Pesseguida, que atenderá 57 famílias da comunidade. Os objetivos é o fortalecimento dos vínculos familiares, a inclusão social e a garantia de direitos.

O Secretário Expedito Mesquita destacou que é o 11° Núcleo de Assistência Social do município, que atenderá crianças, adolescentes, idosos, e as famílias. Expedito explicou ainda que o município lança ainda programas em parcerias com outras secretarias, como o Programa de Educação Ambiental.

O Prefeito Alexandre Gomes, que esteve acompanhado da 1ª Dama Manuela Costa, destacou que foi mais um compromisso de sua gestão realizado que vai deixar o governo, e em especial as ações da secretaria de Assistência Social mais próximo da comunidade.

A dona de casa Maria Paula agradeceu ao prefeito Alexandre Gomes pela reforma do prédio e a implantação do núcleo que atenderá a todos da comunidade.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos faz parte da política de proteção social básico do Sistema Único de Assistência Social.

O núcleo atenderá os 214 habitantes da comunidade trabalhando com oficinas e outras ações, transformando-se num espaço onde as crianças aprendem a viver em sociedade e colaborar com sua comunidade, através das atividades de socialização, respeito ao próximo.

Governo Municipal de Acaraú

Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Assistência Social

#AssistênciaSocial 04/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Aulão de Zumba e Ritmos é promovido pelo Governo Municipal de Acaraú O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na noite desta última terça-feira, 01/10, o 1° Encontro do Outubro Rosa com Aulão de Zumba e Ritmos. O palco foi a Praça do Centenário, que recebeu dezenas de mulher e homens de rodas as idades de bairros da sede e de diversas localidades. A 1ª Dama Manuela Costa participou do evento.

A Zumba se diferencia das outras atividades aeróbicas porque a mistura de ritmos feita durante a aula provoca uma oscilação da frequência cardíaca que faz com que o aluno experimente diversos níveis de intensidade sem pausa. Isso possibilita um gasto calórico mais alto e mais eficiente. O aulão foi ministrado pelas professoras Zin Crys Maya e Robernia Andrade.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Assistência Social
#AssistênciaSocial 04/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Governo de Acaraú comemora o Dia do Idoso No último sábado, 28 de setembro, o Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, realizou atividade para comemorar o Dia da Pessoa Idosa, contando com a participação de 118 idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da sede e das localidades de Lagoa do Carneiro, Castelhano, Morada Nova, tendo como objetivo, o fortalecimento dos vínculos e promover a interação entre eles.

Durante a comemoração, foram realizadas diversas atividades recreativas. Os idosos foram acolhidos com café da manhã seguido de um momento de louvor em agradecimento pela a vida. Os idosos participaram ainda de um banho de piscina monitorado pelos educadores físicos dos CRAS. A diversão contou também com muito forró com Nilton César e Banda. A comemoração foi encerrada com um almoço. Foi uma manhã de muita diversão com os idosos atendidos pelos equipamentos da Assistência Social de Acaraú.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Assistência Social
#AssistênciaSocial 04/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Acaraú recebe o Prêmio de Excelência nas “Boas Práticas na Assistência Social do Ceará 2019” O prefeito Alexandre Gomes @alexandreduquinha prestigiou, acompanhado do Secretário de Assistência Social, Expedito Mesquita, o evento que premiou o Município de Acaraú com o Prêmio de Excelência nas “Boas Práticas na Assistência Social do Ceará 2019”.

Na solenidade apenas 30 municípios do Estado do Ceará foram agraciados, dentre estes, Acaraú, avaliado como destaque pela Excelência da Gestão na Assistência Social e pela eficácia na implantação dos Programas de Proteção Social, dentre eles, os que impactam na parcela da população com maior vulnerabilidade.

Na ocasião também foram homenageadas várias autoridades, entre elas: o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana; e a Primeira Dama do Estado, Onélia Leite.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Assistência Social
#AssistênciaSocial 09/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Governo de Acaraú realiza X Conferência Municipal de Assistência Social O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou no último dia 04 de setembro, quarta-feira, a X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: "Plano Decenal 2016-2026. Desafios e Possibilidades em Tempos de Crise".

O evento envolveu os diversos segmentos da comunidade em torno da qualidade dos serviços ofertados à população pela perspectiva da Assistência.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Assistência Social
#AssistênciaSocial 09/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Governo de Acaraú realiza Fórum sobre prevenção do suicídio Fórum sobre prevenção do suicídio iniciou a Campanha Setembro Amarelo em Acaraú, nesta última terça-feira, 03/09. O evento realizado no auditório do IFCE Campus de Acaraú, reuniu diversos representantes de órgãos públicos e da sociedade civil. Durante todo o mês de setembro, será realizado palestras nas escolas, formação para os agentes comunitários de saúde, professores e técnicos da secretaria de Assistência Social, oficinas, doação de sangue, e uma caminhada encerrará as atividades do mês.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor
#AssistênciaSocial 28/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Governo de Acaraú oferece serviço de Alistamento Militar O Governo Municipal de Acaraú, através da Junta de Serviço Militar, órgão público municipal executor do Alistamento Militar, como sede na Secretaria de Assistência Social, realiza atendimento a todos os cidadãos do município, podendo atender cidadãos de outros municípios com autorização do exército.

A JSM de Acaraú, órgão ligado a 10ª Região Militar, realiza emissão de Alistamento Militar, 1ª e 2 ª via de Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista. Fornecimento de Certificado de Isenção (para cidadão com problemas físicos,então e visual), Certificado de Desobrigação (para os cidadãos acima ade 45 anos) e fornecimento do Certificado de Dispensa ao Serviço Alternativo (para os cidadãos seguidores da religião de Testemunhas de Jeová).

O cidadão que desejar receber atendimento na JSM 002, deve comparecer com Certidão de Nascimento/Casamento ou RG, CPF e comprovante de endereço de segunda a quinta-feira, de 07:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00 horas. Nas sextas-feiras, o atendimento é das 07:30 às 13:00 horas.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor
#AssistênciaSocial 28/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Governo de Acaraú realiza atividades físicas aquáticas com idosos O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira, 21/08, atividades físicas aquáticas com idosos do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II. A atividade foi realizada pelos instrutores Magno Alves e Wanessa Jessica na piscina da Secretaria de Assistência Social.

A prática de uma atividade física, no meio aquático torna o idoso mais apto e mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida devido aos vários benefícios que ela oferece, como: auxilio na correção postural, conhecimento corporal e equilíbrio; boa atitude corporal; reeducação respiratória; melhora as qualidades e capacidades físicas, bem como o condicionamento físico geral, aeróbicas e musculares; desenvolvendo a boa forma física, proporciona ao indivíduo uma aparência saudável e jovial, diminuindo as probabilidades de doenças; proporciona maior capacidade de resistência ao stress ; auxilia no relaxamento e etc.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Assistência Social
#AssistênciaSocial 17/04/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Governo de Acaraú realizou a III Conferência do Idoso O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), realizou no último dia 15/04, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idoso com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Expedito Mesquita, Secretário de Assistência Social disse que “a conferencia tem um papel importante que é de pensar o município, o estado e a nação para o idoso. Foram várias reivindicações que serão encaminhadas ao município e a conferência estadual e nacional”.

“Foi um encontro muito proveitoso, as pessoas são sabias, as propostas incoerentes, nenhuma foi aprovada, houve os grupos de trabalho onde foi discutido o tema, e que os idosos querem apenas o direito de viver, e viver com dignidade”, destacou Expedito.

A conferência que contou com 127 participantes, sendo 80 idosos, contou ainda com palestra de uma representante do Conselho Estadual dos Idosos. Na ocasião foram eleitos os delegados para conferência estadual, formados por representantes dos idosos, sociedade civil e por representante do governo municipal.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor
#AssistênciaSocial 15/05/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Convite para a Caminhada alusiva ao dia 18 de Maio O Governo Municipal de Acaraú, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, em parceira com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Comissão Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil - COMPETI, está realizando no período de 2 a 18 de Maio a Campanha Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a realização de palestras em escolas do município (Sede e zona rural), acolhidas nos postos de saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (Sede e Zona rural), concurso de “Artes” e frases sobre a campanha nas escolas municipais, culminando com a realização de uma caminhada e entrega das premiações para os três primeiros colocados no concurso.
A caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ocorrerá no dia 18 de Maio de 2018 às 08:00h, iniciando na Praça São Sebastião, em frente a Secretaria de Assistência Social, com término na Praça do Colégio Virgem Poderosa.
Os eventos objetivam a conscientização e a mobilização social sobre a problemática da Violência infanto-juvenil, no intuito de prevenir e enfrentar as situações de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no município.
#AssistênciaSocial 27/02/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Intercâmbio das Ações Estratégias do PETI O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, juntamente com a Comissão Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil, realizaram, no dia 26 de fevereiro, o Intercâmbio das Ações Estratégias do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, no auditório da escola Profissionalizante Marta Giffoni.

Autoridades dos municípios de Acaraú, Amontada, Aracati, Aracoiaba, Bela Cruz, Fortaleza, Granja, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Itapipoca, Itarema, Maranguape, Massapê, Pacatuba, Paraipaba, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tianguá, Trariri e Viçosa do Ceará marcaram presença no evento.

As crianças da Lagoa do Carneiro apresentaram uma peça sobre o combate do trabalho infantil. Em seguida houve as palestras apresentadas pelas assistentes sociais Eidilene Borges e Rebeca Andrade, a enfermeira Maria da Conceição, o professor João Delino, a Coordenadora local do Projeto ELO dos Saberes Lorena Cristina.

Estiveram presentes na solenidade o Chefe de Gabinete Manoel Rocha, o Secretário de Assistência Social Expedito Mesquita, a Secretária de Agricultura Malu Soares.
#AssistênciaSocial 01/02/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Lançamento do cartão Mais Infância em Acaraú O Governo do Estado do Ceará fez o lançamento do Cartão Mais Infância em Acaraú. Em parceria com o Governo Municipal de Acaraú, o evento aconteceu no dia 31 de janeiro, na Escola Profissionalizante EEEP Marta Giffoni.
O Cartão Mais Infância é um benefício do Governo do Estado pela lei 16.360, o Programa Estadual para Superação da Extrema Pobreza Infantil estabelece um auxílio financeiro de R$ 85,00.
A solenidade recebeu um grande público, lotando toda a quadra da escola, ouvindo dos representantes do Governo do Estado as informações mais importantes sobre o Cartão Mais Infância.
Estavam presentes ao evento a Primeira Dama do Estado Onelia Santana, Secretaria Executiva do STDS Luciene Bezerra, Prefeito Alexandre Gomes, Secretário de Assistência Social Expedito Mesquita, Secretária de Turismo, Cultura e Comunicação Márcia Andrade, Secretária de Agricultura Malu Soares, Secretária de Saúde Liduína Freitas, Secretaria de Meio Ambiente Hosana Veras
www.acarau.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 14:04:40