Carta de Serviços

Lei 13.460, de 26 de junho de 2017.

ACESSO A MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO DO SUS

Consulte aqui a forma de acesso a medicamentos de alto custo.

Informações atualizadas em: 13/05/2025 11:10:06

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  • COMO TER ACESSO AOS MEDICAMENTO

    O primeiro passo é ter o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), que pode ser emitido na
    Secretaria Municipal de Saúde. Será necessário apresentar um documento de identidade válido
    (RG), o CPF e um comprovante de residência. Para crianças que ainda não tenham RG, a
    Certidão de Nascimento é suficiente. O paciente que já estiver em tratamento pelo SUS recebe as
    orientações diretamente no serviço em que faz seu acompanhamento clínico. Em geral o médico
    prescreve o medicamento e encaminha para o CEAF do município.

  • QUAIS OS MEDICAMENTOS SÃO FORNECIDOS PELO O SUS?

    Medicamentos e Insumos do elenco do componente Especializado da Assistência Farmacêutica
    (CEAF), por grupo de financeamento e CIDs preconizados nos PCDT.

  • E OS MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO QUE NÃO CONSTAM DA LISTA DO SUS?

    Para os casos de medicamentos que não constem do Rename ou não forem fornecidos pelo SUS
    por qualquer outro motivo, como o de não atender o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas
    (PCDT), é importante esgotar as vias administrativas antes de ajuizar uma ação e requerer uma
    liminar. Assim, o paciente deverá fazer o requerimento de disponibilização do medicamento para a
    Secretaria de Saúde Municipal, mesmo sabendo que o pedido será negado. Cada Município contam
    com um procedimento diferente, mas em geral o pedido se inicia com o preenchimento de um
    formulário pelo médico do paciente (LME - Laudo de Solicitação de Medicamentos).

  • DOCUMENTOS PESSOAIS

    Feito o pedido, é fundamental ter o comprovante de protocolo da solicitação feita perante a
    Secretaria Municipal de Saúde e aguardar um prazo razoável para a resposta que é no máximo de
    15 dias. Em caso de negativa ou de ausência de respostas, o paciente poderá reclamar junto a
    Ouvidoria Geral do Município.

  • DOCUMENTAÇÃO MÉDICA

    Feito o pedido, é fundamental ter o comprovante de protocolo da solicitação feita perante a
    Secretaria Municipal de Saúde e aguardar um prazo razoável para a resposta que é no máximo
    de 15 dias. Em caso de negativa ou de ausência de respostas, o paciente poderá reclamar junto a Ouvidoria Geral do Município.

Segunda a Quinta: 07:30h as 11:30h e das 13:30h as 17:30h
Sexta: 07:30h as 13:30h
Centralizada - Presencial
Presencial - Secretaria Municipal de Saúde e Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF
Presencial - Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF

Informações da secretaria

SECRETARIA DE SAÚDE
Telefone:
(88) 988819057
Email:
saude@acarau.ce.gov.br
Horário de funcionamento:
DE SEGUNDA A QUINTA DE 08:00H ÀS 12:00H E DE 14:00H ÀS 17:00H, E SEXTA DE 08:00 ÀS 14:00H
Endereço:
AV. DES.ARMANDO DE SOUSA LOUZADA , 500SÍTIO BURITI, CEP:62580-000

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